sexta-feira, 5 de maio de 2017



                                                         Sobre imbecilidade de caráter  
                                             

                                    Conheço algumas pessoas que demonstram um facilidade para expressar a palavra "nojo" em relação a outros. Gostaria de registrar que ter nojo de alguém é a expressão máxima do "preconceito", beirando quase a imbecilidade de caráter.
                                    Sentir raiva é uma doença, é encolerizar-se... Um descontrole que resulta em ódio  (gerando perversão, maldade, intriga...)
                                    Nojo é uma palavra bem singular, significa LUTO (tristeza profunda, pesar). Disse que a pessoa enlutada, por estar passando pelo momento da perda, torna-se por um  certo período um tanto depressiva, ou seja, desfocada diante da vida por algum tempo.
                                    Portanto, ao se dizer ter "nojo" de alguém, o sentimento apresentado é de ódio mortal. É como dizer que aquela pessoa me causa um sentimento tão ruim que a não existência dela ( morte = luto = nojo) me faria sentir o oposto, uma alegria de "amor eterno". ( revez de "ódio mortal"). Conclui-se, então, que o "nojo" que esta pessoa representa para mim",  me sufoca. Por quê? (esta é a grande questão).
                                   A resposta só poderá vir com uma "reflexão sincera" e para isto temos os psicólogos, psiquiatras, pai de santo, benzedeiras... Aos crentes: "Vá tirar o diabo do corpo;" aos céticos: " Vá se tratar!"; aos sábios: " Busque evoluir..." De qualquer forma, a pessoa tem é que se libertar de seus traumas.
                                  Portanto, o NOJO citado por estes,  deriva-se da raiva, da ira, da cólera... É um dos sintoma do ódio.
                                 NOJO no sentido de "asco" (coisa ou algo nojento), também vem do "preconceito" de olhar algo, ou no caso, alguém, com repulsa. É ver no outro o extremo contrário de si mesmo e repelar, não tolerar, expulsar, excluir do seu meio. O outro é abominável, execrável, ou seja, odiado excessivamente, segundo o dicionário. (se é que pode haver ódio "não excessivo").
                                Odiar já  é por si só um sentimento abominável, só podendo se manifestar em pessoas "adormecidas", não conscientes. ( Pessoas conscientes não odeiam, porque é lógico,  ódio e amor se repelam, são opostos): ou você é movido pelo amor, ou pelo ódio.  Ou se é uma pessoa consciente, digo, de consciência desperta ou se é uma pessoa inconsciente e, portanto inconsequente,  não mede a consequência de seus atos e palavras , impertinente, leviano, incoerente, ilógico...).
                                  Uma pessoa movida pelo sentimento ilógico que é o "preconceito", sem lógica, sem razão, pois afinal, não há razão em se "pre"conceitar algo que para ser conceito é preciso ser exatamente o que o é. Qualquer "preconceito" é ilusão,  inconsequência, irrealidade...
                                 Pessoas preconceituosas estão fora da realidade, criam um conceito ilusório paralelo a realidade.Veem o que querem ver e, com tamanha distorção que nem são o que pensam que são, pois passam pela vida desacordados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário